marca_an-03.png
    • https://www.instagram.com/awcneto/

    "Vencer, e quando vencido, vencer novamente."

    Sobre mim

    1998

     

    Recebo uma ligação numa terça feira às 17 horas, era Cynthia San Galo:

    Cynthia: Alô, queria falar com Neto.

    Neto: Oi é ele, quem é?

    Cynthia: Netão, é Tintória.

    Neto: Quem??? Tintória?

    Cynthia: Ai Cacete, Cynthia San Galo filho... Tudo bem?

    Neto: Cynthia oq? Cynthia San Galo?

    Cynthia: Cynthia San Galo, tudo bem?

    Ivetinha queria que você criasse a marca dela Ivete Sangalo, você pode fazer?

    Você pode vir aqui na quarta às 9 da manhã?

    Neto: Ivetinha? Quem é Ivetinha? Ivete da banda EVA?

    Cynthia: Sim! Vamos começar a carreira solo e já tentamos essa marca com várias pessoas e agências grandes, mas Ivetinha não bateu com nenhuma. Aí Klebão falou que você era bom e poderia acertar, topa?

    Neto: Claro vou me organizar e irei sim. 

    Desligo o telefone e dou um grito Yessssssss!!!!!!! 

    Assim começou minha jornada no meio artístico, já com uma grande cantora em uma fase importante.

     

     

    1982 à 1984

    Comecei minha carreira artística muito cedo. Aos 12 anos tive meu primeiro desafio, desenhar e pintar 200 caras de palhaço de 2 x 2 metros para a Micareta de Feira de Santana, na época tinta Esmalte sintético, pincel e plástico eram a forma tradicional da arte. Aos poucos fui fazendo cada vez mais trabalhos relacionados a carnavais, bailes e decoração de rua.

     

    1985

    Convidado a decorar o Baile Uma noite no Hawai fiquei encarregado de desenhar e pintar uma Havaiana de 10 metros de altura em mdf. Lembro como hoje o medo e o desafio de desenhar, recortar, montar e pintar no chão e depois levantar e colocar na fachada do Feira Tênis Clube. Um dos maiores desafios artísticos que tive e uma das melhores lembranças da minha infância. Vencer a si próprio e superar limites, foram 200 palhaços diferentes feitos em 30 dias.

     

    1986

    Aos16 anos entrei na TV Subaé como desenhista iniciante (saudade das pranchetas grandes, brancas e a famosa régua T), comecei meu contato com comerciais de TV e cartelas de varejo e promoções. Ingressei na equipe de Roque Tavares um dos maiores diretores de arte que conheci, sempre com bom humor e uma paciência absurda, me ensinou a ter paciência e a ser extremamente perfeccionista em tudo. Foram 3 anos de muito trabalho com comerciais de carro e varejo da insinuante, Lebiscuit entre outros. Tive também a oportunidade de conhecer Wagner, um gênio das traquitanas. Alguém dizia: Wagner essa geladeira precisa rodar no comercial, e lá ia Wagner fazer a plataforma eletrônica com baterias, fios e muita inteligência, enquanto eu e Roque desenhávamos e montávamos os cenários, fundo verde ou azul, letras em cartela, cartelas e mais cartelas para anúncios e chamadas de promoções.

     

    1989 à 1994

    Já com 19 anos comecei meu trabalho na Meio Comunicação, uma das maiores agências de Feira de Santana, que detinha contas importantes como Brasfrut (polpas de frutas do Brasil) Bosh, Insinuante entre outras. E mais uma vez caí em mais uma missão, fazer os rótulos de 5 polpas, e detalhe, sem computador, recebendo negativos minúsculos das fotos para ampliar e fazer as montagens de frutas, textos, fundo e informações técnicas para mandar para a gráfica. Foram dias montando artes e refazendo processo manual, o qual tive grande destaque devido a já desenhar e lidar muito bem com trabalhos artesanais.

     

    1996

    Recebo uma ligação para criar uma marca de um Bloco que iria ter em Feira de Santana, Bloco A Tribo, seria o bloco da cantora ainda no começo Ivete Sangalo; fui procurado por Kleber San Galo e Patrícia San Galo. Fiz a marca, na época já estava no meio da computação gráfica e já havia virado noites e noites aprendendo o famoso Corel Draw e Photoshop, computadores super turbo pentium 133 e pentium 166. Meu grande amigo Bira deixava eu ir para a casa dele pra entender como funcionava essa tal tecnologia, ele tinha em casa um Pentium 133, era o máximo, perfeito, hoje não serve nem pra decorar (rsrsrs). Comecei então novos desafios unindo design tradicional a computação gráfica.

    1998

    Com o sucesso da marca do Bloco  A Tribo, recebo uma ligação, era Cynthia San Galo:

    Cynthia: Alô, queria falar com Neto.

    Neto: Oi é ele.

    Cynthia: Netão, é Tintória.

    Neto: Quem??? Tintória?

    Cynthia: Ai Cacete, Cynthia San Galo filho... Tudo bem?

    Neto: Cynthia oq? Cynthia San Galo?

    Cynthia: Sim, tudo bem? Ivetinha queria que você criasse a marca dela Ivete Sangalo, você pode fazer?

    Você pode vir aqui na quarta às 9 da manhã?

    Neto: Ivetinha? Ivete da banda EVA?

    Cynthia: Sim! Vamos começar a carreira solo e já tentamos essa marca com várias pessoas e agências grandes, mas Ivetinha não bateu com nenhuma, aí Klebão falou que você era bom e poderia acertar.

     

    1999 – Ivete Sangalo

    Fui para a capital, Salvador – Bahia, numa quarta-feira para conhecer, na época, Ivete da Banda Eva e Tintória (Cynthia San Galo). Fiz a marca, que foi aprovada por Ivete e três meses depois estava indo e voltando todos os dias para Salvador. Começava outro grande projeto, ser design de uma das maiores cantoras do Brasil, dentro da empresa dela, a Caco de Telha Produções artísticas.

    Foram 7 anos de muito aprendizado e muitos desafios

     

    2000

    Primeiro desafio capa do CD Beat Beleza. Na época as gravadoras faziam tudo, do ensaio fotográfico à arte, mas em reunião Ivete fala que levaria uma opção de capa feita pela empresa dela. Resultado, corre Neto, Ivetinha vai para o Rio na sexta e temos 3 dias pra criar e fazer uma boneca (mockup) físico do CD pra ela levar pra reunião com o presidente da Universal, que na época era Marcelo Castello Branco, se não me falha a memória.

    2001

    Outro Desafio, o CD Festa. Este superou o Beat Beleza em criatividade e qualidade musical, tinha uma luva (capa falsa) que tinha a foto de Ivete e podia trocar de roupa, recortar etc. Além da direção fotográfica, fiz toda a parte de arte e finalização

     

    Depois do sucesso das capas de CDS e direções de arte e fotografia, fiz várias artes entre campanhas e projetos para shows e eventos fechados, como Festa Quadra 9, e campanha Bloco Cerveja e Cia e Coruja.

     

    2004

    O Desafio maior, o DVD Ivete Sangalo Ao Vivo na Fonte Nova. Junto com a Mônica Sangalo viramos noites, desenhando e fazendo projeto palco, sinalização e comunicação visual, trabalho artesanal, com foto de jujuba, fitas etc. Semanas depois a grande estréia. Com este trabalho comecei a entrar de vez no mercado shows e música, foram mais 6 anos sendo diretor de arte e design desta grande artista, saindo em 2006 após o melhor DVD dela, na minha opinião, Ivete Sangalo Multishow no Rio de Janeiro - a entrada espetacular dela na moto, palco em chamas - um dos melhores trabalhos que realizei junto com a equipe e amigos.

     

    2005

    CD As Super Novas Ivete Sangalo, este já mais planejado e pensado, já com link na abertura do próximo trabalho. Foram 8 dias de finalização, correções, ajustes e finalmente estava a capa moderna com estilo Neon de fontes e Ivete em uma moto preta.

     

    2006

    O DVD, o maior, o melhor e o mais divulgado da história de Ivete, Ivete Sangalo Multishow ao vivo. Neste eu tive o prazer de trabalhar com outros profissionais, como Rafael Dragaud, Joanna Mazzucchelli e Jorge Motta. Foram dias e noites fazendo sinalização, campanha e conteúdo dos leds e o resultado foi um palco inteiro em chamas na abertura, que parecia que o fogo estava lá, uma lua cheia perfeita no momento romântico, bolas que pareciam vivas em Abalou, e gaivotas geométricas coloridas tornando a música Deixo um verdadeiro momento intimista.

    No final de 2006 decidi começar novos desafios e comecei um projeto solo sendo freelancer

     

    2006/2007/2008

    Atuando em todo mercado baiano, fiz trabalhos para a grande maioria dos artistas entre eles:

     

    Netinho

    CD e DVD Netinho ao vivo por inteiro

    Minha Praia.

     

    Banda EVA

    CD Pra Valer

    CD e DVD Lugar da Alegria

    É do EVA ao vivo

     

    Psirico

    MPB Makumba Popular Brasileira

    Psi Ao Vivo em Salvador

     

    Parangolé (Léo Santana)

    Dinastia Parangoleira

    Parangolé

     

    Tomate

    CD e DVD Atittude

     

    Mônica Sangalo

    Confissões de Madame

     

    Belo

    Mistério

     

    Patati Patatá

    Parque Patati Patatá

    Coeltânea de Sucesso 1 e 2

    A vida é Bela

     

    Banana de Pijamas

    Bananas de volta

     

    SanHope, Mina, Kondendê, Alvinho, Zanda e muitos outros, foram 3 anos bem intensos no mercado artístico baiano.

    2008 – Claudia Leitte

    Recebi uma ligação de um furacão que vinha tomando todos os espaços na mídia com a Banda Babado Novo, era a própria Claudia Leitte, me convidando para entrar no time dela. Primeiro desafio, criar umas capas de cadernos para a Tilibra. Missão executada! Fui contratado sendo diretor de arte e fazendo a primeira grande produção na nova fase, a transição de Babado Novo para Claudia Leitte carreira solo. Foi o lançamento da música e CD As Máscaras, uma linha de comunicação moderna e futurista, muito neon, na época uma revolução não só na imagem como também no estilo musical. Nascia Claudia Leitte, mais Pop que nunca e com uma pitada do bom Axé baiano.

    Assumi além das direções de artes e design gráficos, a parte de shows e turnês e em conjunto com ela começamos a elaborar aberturas especiais, efeitos, conteúdo de led etc; foram 10 turnês diferentes e uma superando a outra.

     

    Turnês

     

     

    2012 - Lançamento Oficial do Bloco Largadinho

    Criado pela cantora brasileira Claudia Leitte para o carnaval de Salvador, como parte do circuito Barra-Ondina e Campo Grande. O bloco também se apresenta em diversas cidades do Brasil em grandes micaretas.

     

    Tive a missão de criar marca, abadás, os trios do bloco, além de campanhas promocionais

     

    AMAZÔNIA FLORESTA

    LAS VEGAS

    NAVIO ELÉTRICO

    GUARANÁ TRANSFORMERS

     

    Turnês

    2013

    Estávamos prontos, após tantas turnês chegou a hora de realizar o resultado após anos trabalhando e adquirindo experiência. DVD AXEMUSIC. Todo o processo de criação da marca, do palco e de toda campanha e divulgação do DVD trabalhamos juntos, foram dias de trabalho para realização de um dos maiores projetos da América Latina, na época 36 metros de palco com 16 de altura, um painel de Led de 22 metros por 8 abrindo no meio do palco, elevadores de 5x2 metros, que escondiam a banda, lustre no qual ela descia do teto com a coroa de peixes, a fachada toda decorada com elementos da coroa de peixes, um projeto imenso e maravilhoso. Realizei vários outros, entre eles também o Carnaval que transformamos o trio elétrico em navio, depois em cassino, além de todas as turnês, camarote, bloco, ensaios fotográficos, uma direção de arte e imagem geral, foram 8 anos maravilhosos, até que fui desafiado novamente pra começar um novo projeto em São Paulo.

     

    Fui chamado para trabalhar em uma empresa de Led que já fazia turnês como a da Paula Fernandes, Leonardo entre outros, com este convite mergulhei de vez no mercado Paulistano. Aos poucos fui fazendo trabalhos desafiadores, campanhas e outros artistas, durante 3 anos cuidei de toda a parte gráfica da dupla Patati Patatá, criando, fazendo fotos, editando e aprovando materiais para publicidade.

    Começa então um novo ciclo, aos poucos conhecendo novos artistas e empreendedores, fazendo direção artística e de artes com diversos artistas, entre eles: Larissa Manoela, Sienna Belle, Enzo Krieger, Bia Queiroz, Matheus Vargas, Tycia entre outros. Desenvolvendo projetos especiais, conteúdos de Led, peças de teatro como Alice, Vamp entre outros até projetos de estande e vídeo apresentação de empresas como Adcos, Clínica Torelli entre outros.

    Turnês

    2014

    Tive a oportunidade e o desafio de encarar a reformulação de uma gigante no setor de iluminação FLC Lâmpadas, na época líder do mercado perdendo apenas para a Philips do Brasil. Dirigi o ensaio fotográfico, reformulei a marca, criei a marca FLC LED, as embalagens das novas lâmpadas e a comunicação de PDV, renovando e conseguindo valorizar mais ainda uma empresa de tamanho sucesso.

     

    2015/2016

    Começo a trabalhar diretamente com a dupla de palhaços mais famosa do Brasil Patati Patatá. Era o responsável por toda parte de criação e aprovação de artes e produtos juntamente com Rinaldi e Igor Faria, foram dois anos repletos de alegria e cores nos quais rimos e viramos várias noites juntos, foi uma das melhores experiências pois mergulhei no mercado infantil e percebi como é mágico e bom ser criança novamente.

    2017

    A busca de mais desafios me fez voltar para a carreira solo, morando em São Paulo desde 2012 comecei a entrar no mercado corporativo e a conhecer diversos artistas no início da carreira musical.

     

    Fui chamado para fazer a direção artística e toda parte de criação de Larissa Manoela, a atriz e cantora Mirim mais famosa do mercado Teen, fiz o projeto de palco, marca, direção artística e fotográfica, além de todas as artes e tratamentos de imagem; responsável também pelo conteúdo de led, durante 1 ano fizemos um excelente trabalho elevando o nível dos shows da artista.

     

    Comecei um novo projeto, direção artística de cantores iniciantes, no qual era responsável por todo o gerenciamento de imagem, criação, artes, vídeos, web e direção artística de alguns artistas:

     

    Sienna Belle

    Bia Queiroz

    Enzo Krieger

    Nathalie Alvin

    Matheus Vargas

    Luanna

    Thathi

    Malu Rodrigues

    Tycia

    2018

    O Teatro me chamou atenção, fui convidado a fazer toda parte de arte da peça Alice no País do Iê, Iê, Iê, um projeto ousado e inovador dirigido por Carla Candinhot. Tive o prazer de fazer toda campanha de divulgação, fotos, vídeos e conteúdos de led interativos com a peça, foi um ano de sucesso com a peça em cartaz.

    Inspirado no clássico do escritor britânico Lewis Carroll, o musical “Alice no País do IêIêIê” conta a história de uma garota linda e sonhadora que por ser diferente dos padrões considerados “normais” pela sociedade, sofre com o bullying na escola.

    Na mesma época, também fiz toda a parte de conteúdo do led da peça teatral Vamp, que ficou em cartaz no Rio de Janeiro, retratando a novela da época, com Claudia Ohana e Ney Latorraca: de volta aos papéis que marcaram suas carreiras.

    A história é praticamente a mesma. Cansada de batalhar pelo estrelato, a roqueira Natasha faz um pacto com o Conde Vlad em nome da fama. A mocinha morde alguns pescoços, vira celebridade e tudo vira um grande musical.

    Amigos do Bem

    Um projeto que tive o prazer de conhecer, fui convidado pela criadora Alcione Albanesi para criar o novo catálogo de produtos, e modernizar a marca; após feito recebi a missão de criar toda a identidade do Jantar de 25 Anos, do conteúdo de led à cenografia. Um trabalho desafiador devido ao alto padrão de frequentadores e ao baixo investimento, devido a ser uma instituição de caridade e não uma empresa multinacional. Gosto de dar um destaque especial a este projeto ao troféu de 25 anos, esse sem dúvida foi bem trabalhoso devido ao tipo de material, acabamento e custo. Feito o jantar novo desafio, campanha de arrecadação 25 ANOS, foram dias catalogando imagens e fazendo artes para o sucesso dessa campanha, sempre contando com o apoio de todos os envolvidos e a positividade de Alcione sempre.

     

    2019

    Hoje sou diretor de criação e arte da empresa TheLED, uma das maiores do seguimento de painéis de led do Brasil. Responsável por todo departamento de criação e de toda identidade visual da empresa.

    Contato